ENTENDA O QUE É CRESCIMENTO PESSOAL E APLIQUE NA SUA VIDA
Podemos dizer que o crescimento pessoal é o resultado das ações que um indivíduo toma a fim de tornar-se uma pessoa melhor. Utilizando as ferramentas e os recursos que estão à sua disposição.
Ou seja, não se trata apenas de buscar por aprendizados para ser um profissional melhor, mas também a desenvolver competências que ajudam a ser alguém mais completo. Saiba que o caminho do crescimento pessoal está permeado por uma boa dose de empreendedorismo pessoal.
Porém, nem tudo são flores, pois é muito comum que nessa rotina de aprendizado, nos deixemos influenciar por alguns vilões. Hábitos que consideramos normais que podem estar atravancando seu desenvolvimento.
Veja (e repense) alguns deles:
- colocar outras pessoas para baixo;
- deixar-se levar por sentimentos negativos;
- monopolizar o conhecimento para si;
- não buscar ajuda por questões de orgulho;
- reclamar a todo tempo, principalmente da rotina padrão de segunda à sexta;
- não se planejar e não controlar o tempo gasto com as atividades do dia a dia;
- não se importar com a sua vida espiritual.
Se você pensar bem, vai conseguir identificar estas ou outras rotinas em sua vida. Mas não se prenda 100% a elas. Para acelerar o seu crescimento pessoal, além de evitar esses vilões, é necessário também desenvolver um bom nível de autoconhecimento.
Essa prática envolve um domínio pleno dos seus pensamentos, bem como as suas emoções.
Como melhorar o seu crescimento pessoal?
Agora que você já sabe mais sobre o conceito de crescimento pessoal, vamos fornecer algumas dicas rápidas para que você possa melhorar. Confira:
1. Foque no seu autoconhecimento
Para que você conheça os pontos que precisa trabalhar e realmente crescer, será preciso conhecer a si mesmo.
Autoconhecimento é o estado que permite sermos líderes de nós mesmos e ter o controle de nossas vidas. Para que isso aconteça, será preciso ter o controle das nossas emoções e reduzir a dependência de qualquer influência externa.
Ou seja, é preciso se aprofundar mais em si e estar consciente sobre quais são os seus valores. Dessa forma é possível entender quais são suas verdadeiras motivações para crescer.
Existem várias maneiras de trabalhar isso, seja individualmente ou buscando ajuda profissional — um terapeuta, um psicólogo, um psicanalista ou até mesmo nas metodologias de coaching.
2. Cultive bons hábitos
Outra maneira de acelerar o seu crescimento pessoal é cultivando bons hábitos. Você pode começar se responsabilizando pelo seu próprio crescimento e sendo honesto consigo mesmo. Faça análise real sobre o quanto está se dedicando nesse processo.
Além disso, evite o pessimismo e o ato de reclamar. O ideal é que você busque cortar atitudes que não favoreçam a sua saúde tanto mental, quanto física.
Então, preze pelas suas horas de sono durante a noite, acorde cedo, tenha uma alimentação saudável e também evite estar em contato com qualquer tipo de negatividade.
3. Busque por referências
Conhecimento nunca é demais e há diversos canais que oferecem conteúdo para você estudar temas relacionados ao seu desenvolvimento.
A internet é um deles, basta procurar de forma correta. Sugerimos, então que você procure quem são as referências em crescimento pessoal, seus exemplos profissionais e possíveis mentores online.
Feito isso, você poderá entender como acessar os seus ensinamentos, seja por meio de livros, vídeos, artigos ou qualquer outro tipo de formato. O importante é que você possa realmente se aprofundar no tema com quem é especialista na área.
4. Leia livros constantemente
Ainda falando de bons hábitos, e principalmente os que levam a ampliar o conhecimento, sugerimos também que você cultive o hábito da leitura.
Sem se prender muito ao tema, o fato é que todo livro tem algum tipo de aprendizado. Mesmo que seja para cultivar um hábito de reservar um tempo para prestar atenção em algo que não seja o celular.
Além disso, sabemos que pessoas que praticam a leitura constantemente adquirem uma bagagem de conhecimento que pode ser muito bem aproveitada em sua rotina.
5. Trabalhe com metas
Não é porque o crescimento pessoal pode ser considerado algo mais subjetivo que você não pode trabalhar com metas. Aliás, é mais do que indicado utilizar essa metodologia para que seja mais fácil se manter focado nesse desafio.
Então, a dica aqui é simples, sugerimos que você escolha uma meta para cada objetivo estabelecido em prol do seu crescimento pessoal. Pode ser estudar a viabilidade de um modelo de negócios, aprender algo novo ou mudar de carreira.
Lembre-se que para que a meta seja efetiva, ela precisa ser SMART — Específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Experimente traçar essas metas e veja como tudo ficará mais fácil de ser alcançado.
6. Seja adepto da meditação
Uma das maneiras de conseguir acelerar o seu crescimento pessoal é estando com a mente tranquila e em paz. Sendo assim, é preciso buscar maneiras de conseguir fazer isso, uma delas é por meio da meditação. Com apenas 90 segundos, já é possível ser mais feliz e produtivo.
Independente de fazer em grupo ou por conta própria, é importante que você pratique o ato de esvaziar a sua mente de tempos em tempos. Uma boa sugestão é o yoga.
Somente dessa maneira, será possível fortalecer a mente para encarar os obstáculos que vão aparecer nessa jornada no seu processo de crescimento pessoal.
No começo, o crescimento pessoal pode parecer algo distante. Mas aplicando essas dicas, você verá que a cada dia ele estará mais presente em sua vida.
Este texto foi retirado do site SAIADOLUGAR.COM.BR. Clique Aqui e confira o conteúdo completo.