PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS PRETENDE REDUZIR GASTOS COM USO DE PAPEL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Administração e Gestão (SEAD), começou a implantar o programa de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) com o objetivo de diminuir em quase sua totalidade a tramitação em papel de documentos nos órgãos públicos estaduais.
O projeto piloto começou a ser executado dentro da Sead. Para isso, desde o último dia 3 de junho, cerca de 160 servidores da Sead estão treinando a operar com o SProweb, o sistema elaborado pela Prodam (Processamento de Dados do Amazonas S/A) que vai, por exemplo, substituir a entrada, em papel, de requerimentos simples que hoje, se amontoam nas mesas aumentando custos, principalmente, de tempo, pessoal e material de escritório.
Segundo o Departamento de Gestão de Gastos Públicos da Sead (DGP), o GED começa a ser praticado no mês de agosto. Com o programa o Estado do Amazonas poderá economizar uma soma considerável de recursos públicos que são gastos com impressão em papel. Só a Sead, por exemplo, gasta em torno de R$ 50 mil por mês com aluguel de impressoras, gastos com impressão e compra de insumos. “Essa economia não é só na impressão do papel, mas inclui todo o processo administrativo como despesas com locação de impressoras, veículos administrativos, pessoal e combustível”, explica o chefe do DGP, César Cavalcante.
O desenvolvimento do programa de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) faz parte da nova mentalidade que o Governo do Amazonas vem implantando na administração pública estadual que inclui a gestão digital de documentos, uma iniciativa inédita em todo o Brasil. O GED vai servir tanto para a administração público como para o atendimento ao cidadão, que também vai poder se beneficiar do trâmite virtual de documentos.