5 SITUAÇÕES EM QUE O EXCEL VAI FACILITAR O SEU TRABALHO
As micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios no Brasil de acordo com uma pesquisa feita pelo SEBRAE entre 2000 e 2011. Esse cenário se justifica porque temos uma economia instável, elevadas taxas de desemprego, mercados saturados e burocratizados. Contudo, muitos desses empresários começaram a carreira empreendedora apenas para conseguir sobreviver e não têm formação específica na área de gestão.
Algumas ferramentas têm surgido para auxiliar no crescimento e gestão dessas empresas, mas a mais conhecida e utilizada ainda é o Excel. O programa possui uma linguagem universal que pode ser acessada por qualquer um.
Se você tem um negócio e ainda não sabe como utilizar o Excel, confira as 5 situações em que você pode aplicá-lo e mãos à obra!
1. Criar um planejamento estratégico
Para fazer um empreendimento crescer é muito importante estabelecer um planejamento estratégico. Para isso, você pode criar planos e metas iniciais e ir acompanhando mensalmente o progresso delas. Assim você será capaz de analisar o que não está sendo suficiente para alcançar seus objetivos na sua atuação diária e fazer uma gestão empresarial exemplar.
2. Modelar o fluxo de caixa
Nenhuma ideia, por melhor que pareça, pode decolar sem um bom controle do financeiro. Por meio do Excel você pode criar registros de entradas e saídas de produtos e analisar indicadores importantes como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, demonstrativo de resultado etc.
Por meio dessas métricas você será capaz de entender melhor como gerir o fluxo de caixa da sua empresa.
3. Prospectar clientes
Já vimos como planejar o empreendimento de forma geral, como controlar o quanto de dinheiro entra e o quanto sai, agora precisamos falar das vendas. Aumentar esse número é sempre muito importante para que você consiga expandir o seu trabalho. Ao começar a cadastrar os clientes no Excel, você será capaz de gerir melhor o seu funil de vendas e ir em direção à conquista de fãs.
É preciso criar um registro de vendas, negociações e metas, que vai auxiliar você na análise sobre a qualidade do crescimento do seu negócio.
4. Avaliar desempenho por competências
Outro ponto essencial no sucesso de uma empresa é a qualidade da equipe que conseguimos unir. É muito difícil ir tão longe se caminharmos sozinhos.
Sendo assim, você pode criar uma planilha em que cadastra uma breve avaliação dos seus funcionários nas competências interessantes para o seu negócio. Por exemplo: comunicação, liderança, autoconfiança, compromisso e responsabilidade.
Após escolhidas as competências, você registra os cargos e, em uma escala de pouco importante a muito importante, consegue avaliar como a sua equipe anda respondendo às exigências do seu empreendimento.
5. Definir preços para serviços
Qual é o valor dos seus serviços? Pode não parecer, mas responder a essa pergunta não é tão simples quanto parece. Apenas analisar o mercado e seus concorrentes não é o bastante. Uma boa ferramenta de gestão mostra diversos fatores e custos que ocorreram antes, durante e depois de todo o processo de execução.
Só com uma análise mais abrangente você será capaz de estabelecer um preço justo e ainda ganhar um retorno de investimento.
Gostou de saber como utilizar o Excel no seu trabalho? Se com as nossas dicas você ainda não se sentiu inspirado o suficiente para colocar a mão na massa, confira 6 TED Talks para empreendedores que vão te inspirar!
Autora: Por
, Analista de Marketing na Rock Content.
Conteúdo retirado do sita SAIA DO LUGAR. Link: https://saiadolugar.com.br/excel/