Amazonas sobe três posições em ranking de competitividade e Wilson Lima destaca avanços em segurança e inovação

Foto: Diego Peres/Secom

Na 11ª posição, Amazonas é o estado mais bem colocado das regiões Norte e Nordeste; ranking foi divulgado no 13º Congresso Consad

O Amazonas subiu para a 11ª posição geral no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (21/08), no 13º Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em Brasília. No evento, o governador Wilson Lima destacou a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado em Segurança Pública e Inovação, firmando o Amazonas como o 1º lugar entre os estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

“Isso é resultado de toda a nossa equipe. Desde 2019, investimos algo em torno de R$ 700 milhões em Inovação, Ciência e Tecnologia. Na área da segurança pública tivemos avanços com as nossas bases fluviais, no rio Solimões e no rio Negro, além das lanchas blindadas”, exemplificou o governador Wilson Lima.

Os resultados foram divulgados no 13º Congresso Consad, onde o governador participou de painel e destacou os investimentos em áreas que impulsionaram o Amazonas a subir de 14º para 11º na lista geral. O ranking leva em consideração 10 pilares para análise, sendo uma ferramenta que busca apoiar líderes públicos em tomadas de decisão e melhorias na gestão dos estados.

Foto: Diego Peres/Secom

O secretário de Administração e Gestão do Amazonas (Sead) e presidente do Consad, Fabrício Barbosa, destacou que os resultados do Amazonas refletem a gestão inovadora do governador Wilson Lima.

“É com grande orgulho que vemos o Amazonas continuar como o estado mais competitivo da região Norte e avançar, significativamente, no ranking de competitividade do CLP (Centro de Liderança Pública). Nossa liderança regional é fruto de políticas públicas eficazes, investimentos estratégicos e uma gestão focada em resultados”, disse Fabrício Barbosa.

Avanços

No setor Inovação, o Amazonas subiu da 5ª para a 2ª posição, de 2023 para 2024. Os indicadores avaliados levam em consideração os investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento, empreendimentos inovadores, pesquisa científica, patentes, entre outros. O Amazonas perde apenas para o estado de São Paulo, que lidera o ranking geral.

Desde 2019, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 700 milhões no setor de Ciência e Tecnologia, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) que, atualmente, está entre as instituições que mais investem em pesquisa no país. A meta é que, até 2026, os investimentos cheguem a R$ 1 bilhão.

Na área de segurança pública, setor com maior peso entre todos os pilares avaliados, o Amazonas subiu da 14ª posição em 2023 para 7ª em 2024. Os indicadores consideraram itens como segurança pessoal, déficit carcerário, mortalidade no trânsito e segurança patrimonial como os mais importantes para a mudança na posição.

Desde 2019, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 1 bilhão no sistema de Segurança Pública do estado. Os investimentos envolvem a entrega de novos equipamentos, tecnologias, armamentos e viaturas, terrestres e aquáticas, como lanchas blindadas e as bases fluviais que têm ampliado as fiscalizações nos rios da região.

Foto: Diego Peres/Secom

Os investimentos têm surtido resultados positivos, como redução nos índices de homicídio. Em Manaus, no primeiro semestre de 2024, foi registrada uma queda de 23,5%, a menor nos últimos 15 anos. Os números positivos também podem ser vistos na apreensão de entorpecentes, que nos primeiros oito meses de 2024 já superou todo o quantitativo de drogas apreendido nos 12 meses de 2023. De janeiro a agosto de 2024, foram apreendidas 30 toneladas de entorpecentes, enquanto em todo o ano passado foram registradas 28 toneladas.

Além disso, o estado também subiu oito posições em solidez fiscal, saindo de 12º para 4º lugar. A evolução na tabela considera melhorias do Amazonas em alguns indicadores, como planejamento orçamentário, solvência fiscal, gasto com pessoal e dependência fiscal.

Evento

O congresso é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (consad), reunindo gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área de todo o país, com o objetivo de discutir as últimas tendências, desafios e soluções na gestão pública.

A programação inclui painéis de discussão, workshops, apresentações de casos de sucesso e espaços para networking. Os temas abordados são variados, englobando desde a digitalização dos serviços públicos até políticas de gestão de pessoas, passando por inovação, governança, transparência e sustentabilidade.