Acesso à Informação

Institucional

A Secretaria de Administração e Gestão – Sead iniciou suas atividades como Departamento de Administração do Serviço Público do Amazonas – DASPA, vinculado diretamente ao Gabinete do Governador. Somente no final da década de 1960 teve sua criação como Secretaria de Estado da Administração do Amazonas – SEAA, instituída pela Lei nº. 901, de 26 de novembro de 1969.

A estrutura inicial era composta por comissões permanentes, assessoria, coordenadoria, consultoria jurídica, departamentos, divisões e seções, que culminaram com a criação da Escola de Serviço Público do Estado – ESPEA.

A Sead passou por diversas reformas administrativas, com adequação de sua estrutura a novos projetos e procedimentos, exigindo adaptação às modernas tecnologias, sempre buscando realinhar a organização às necessidades do Governo do Estado, dos servidores e da sociedade.

Importante mudança estrutural ocorreu através da Lei nº. 4.319, de 15 de abril de 2016, dispondo sobre a organização da Secretaria de Estado de Administração e Gestão – Sead, definindo finalidades, competências e estrutura organizacional, além de novas unidades, seus dirigentes e disposições finais.

Atualmente, o Regimento Interno da Sead está definido pelo Decreto nº 38.880 de 16 de Abril de 2018, que reformula o Regimento anterior, alterando e remanejando cargos e funções de confiança. O referido Decreto “modifica a organização do Poder Executivo, dispondo sobre composição da Administração Direta e da Administração Indireta e estabelecendo outras providências”. A mudança visou “o desenvolvimento eficiente das funções administrativas da Secretaria de Administração e Gestão – Sead e à prestação de serviços públicos com qualidade”.

O Decreto Nº 38.879, de 13 de abril de 2018, transformou a Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas – ESPEA em Escola Governar, com funcionamento a cargo da Sead. A Escola Governar, conforme o Decreto, tem a finalidade de implementar as Políticas de Desenvolvimento de Pessoal e Valorização do Servidor Publico Estadual por meio de medidas de aperfeiçoamento, qualificação e atualização de servidores, e atuação no planejamento, execução e avaliação de atividades relacionadas.

MISSÃO
Formular e estabelecer as Políticas de Gestão de Recursos Humanos, de Documentos, de Bens Patrimoniais e de Gastos Públicos no âmbito estadual, visando à melhoria, inovação e modernização administrativa dos serviços prestados à sociedade.

VISÃO
Ser referência em gestão pública inovadora e empreendedora para a Administração Estadual, nas políticas de pessoal, bens e serviços, com ênfase na valorização do servidor.

VALORES
Economicidade, Ética, Transparência, Sustentabilidade, Modernização, Inovação, Criatividade, Celeridade, Respeito às Diferenças e Empreendedorismo Público.

Contatos – Atendimento ao Público

Horário de atendimento ao público externo:8 às 14h (segunda à sexta-feira)

O nosso endereço: Av. Constelação, 30 – Conj. Morada do Sol – Aleixo.

Telefone: (92) 3182-2800 / 3182-2869

E-mail: gabinete@sead.am.gov.br / ouvidoriasead@sead.am.gov.br