AULA INAUGURAL DA ESCOLA GOVERNAR PARA O INTERIOR TEM MAIS DE 80% DA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS

Usando tecnologia disponível e uma postura inovadora dentro da política de capacitação e aperfeiçoamento do servidor público, a Secretaria de Administração e Gestão (SEAD) deu início, na tarde desta segunda-feira (14), às atividades da Escola Governar para todo o interior do Estado. Nessa aula inaugural, servidores de 50 municípios do interior tiveram efetiva participação somando mais de 80% de adesão. “A escola governar vem consolidar nossa política de capacitação para todos os municípios. É uma programação especial que vem buscando aperfeiçoar o servidor lá na ponta e que busca desenvolvê-lo constantemente para prestar cada vez mais um serviço de qualidade ao cidadão”, explica a Coordenadora da Escola Governar, Priscilla Atala.

Em uma hora de transmissão de conteúdo, via Centro de Mídias do Amazonas (mantido e gerido pela Secretaria de Educação), a Escola Governar enviou os municípios conteúdo do curso “Aposentadoria e Pensão: procedimentos e rotinas para cálculos”, destinado a gestores da área de Recursos Humanos e afins que trabalham diretamente com a massa de servidores públicos do Estado. O curso será dividido em dez aulas com duração de uma hora cada. O professor convidado para ministrar o curso é o gerente de demandas judiciais do INSS, Vitor Victoria. “Vamos abordar as alterações na legislação, além de promover o melhor conhecimento aos servidores sobre seus direitos e deveres no processo de aposentadoria e pensão”, comentou o professor.

As atividades da Escola Governar destinadas ao interior serão disponibilizadas pelo Centro de  Mídias da SEDUC que terão, na ponta receptora, as salas de aula de unidades escolares da rede pública estadual. O Programa de Aperfeiçoamento do Servidor do Interior da SEAD já confirmou a realização de mais três cursos, além do que foi iniciado nesta segunda-feira: elaboração de projetos e relatórios de gestão no serviço público, redação oficial e noções de contabilidade. O secretário executivo da SEDUC para o interior, Cláudio Marins, disse que as atividades da Escola Governar servirão para todos os servidores públicos em diversas áreas. “É uma iniciativa inovadora da Sead, em que certamente, os servidores serão beneficiados em algum momento de suas vidas”, avaliou o secretário.

As aulas da Escola Governar poderão ser acompanhadas também por aparelhos celulares através do aplicativo, apenas para a modalidade de ouvintes. Clique aqui

Inovação e gestão no serviço público

A Escola Governar: Inovação em Governo do Amazonas foi criada, oficialmente, pelo Governo do Amazonas pelo decreto 38.979 publicado no Diário Oficial do Estado do dia 13 de abril deste ano, consolidando a evolução da antiga Escola de Serviço Público do Estado (ESPEA). A nova unidade faz parte da estrutura da Secretaria de Administração e Gestão (SEAD) e tem como principal finalidade implementar as políticas de desenvolvimento e valorização do servidor público.

Entre as atividades previstas pelo decreto, a Escola Governar deverá coordenar e oferecer uma programação de eventos de treinamento, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual. Isso inclui cursos de educação profissional, por exemplo, de forma a priorizar as necessidades de cada órgão (secretarias, autarquias e fundações), apontadas pelos seus respectivos representantes. São os agentes de treinamento, já devidamente listados e indicados no site www.escolagovernar.am.gov.br.