DICAS INFALÍVEIS DE COMO OTIMIZAR O TEMPO NO TRABALHO

Trabalhar e ter tempo para outras atividades que você valoriza é resultado de organização e gestão das atividades desenvolvidas pelo empreendedor.Dê uma olhada nas dicas que preparamos e aprenda como otimizar o seu tempo no trabalho.Otimizar significa tornar ótimo, é extrair o melhor rendimento possível no que concerne  qualquer área de atividade. Para isso é necessário estar atento para empregar técnicas e selecionar as melhores alternativas a fim de atingir um objetivo determinado.Fique atento a estas dicas:Acorde mais cedoEnquanto muitas pessoas estão dormindo, pessoas que buscam sucesso no trabalho já estão de pé e resolvendo um monte de coisas.Priorizar o que fazer primeiroAnalise sua lista e defina a prioridade de cada tarefa do dia.  Coloque-as em ordem e, ao lado de cada uma, quanto tempo vai gastar.Evidentemente é uma estimativa que dará muito certo.

  • Trabalhe com prioridades;
  • Identifique na sua lista de tarefas o que é importante e o que é urgente;
  • Considere importantes as coisas que te ajudam a atingir objetivos e resultados esperados, dê prioridade para as que possuem prazo limite próximo.

Mas lembre-se que nem sempre o que é urgente contribuirá mais com os resultados esperados, e nem sempre o que contribui com os resultados é urgente.Nesse ponto a satisfação de terminar tarefas importantes trará sensações positivas de produtividade, que ajudarão a continuar com as tarefas seguintes.

Separe as coisas

Quando for para o trabalho tire da cabeça todas as preocupações possível e, principalmente as que envolvem assuntos relacionados a sua família e, em segundo lugar, problemas financeiros.

Ir trabalhar com a cabeça em outro lugar não irá resolver nada.

Se for necessário, peça ajuda ou um tempo para resolver os assuntos pessoais.

Estipule tarefas

Principalmente se você exerce cargos e posições de chefia, absorver tarefas que não dizem respeito à sua posição parece algo normal. Mas não deve ser.

Delegar tarefas para a equipes é bastante importante para manter o fluxo de trabalho.

Confie em quem trabalha com você e passe atividades para as pessoas mais capacitadas no momento para realizá-las.

Assim, você garante mais tempo para suas reais atribuições e também demonstrará confiança nos colegas.

Organize seus recursos e seu espaço

Além de dar uma péssima impressão, uma mesa bagunçada não tem como otimizar o tempo no trabalho.

Pelo contrário: o tempo que você gasta procurando papéis e relatórios seria muito melhor aproveitado gastando alguns minutinhos, toda manhã e ao sair do trabalho, para dar uma organizada na mesa.

O mesmo vale para seu computador. Organize tudo em pastas com nomes adequados.

A organização da sua mesa e do seu computador reflete a sua organização interior.

Mantenha o focoDesconectar-se do que não é necessário é muito bom para promover uma imersão no trabalho e garantir que seus esforços serão gastos com tarefas que contribuirão para os seus resultados.Entretanto isso é resultado de muito autoconhecimento, é importante ter tempo para verificar informações na internet e nas redes sociais, mas o tempo investido neste momentos tem que ser planejados para não interferir na produtividade.Então fique distante das distrações, elas podem ser as principais razões entre você e os resultados da empresa.Atitudes como as listadas abaixo podem fazer a diferença no final do seu dia:

  • Deixar redes sociais de lado;
  • desligar o celular;
  • avisar as pessoas da sua indisponibilidade.

Ações que te desconectem do mundo externo são ótimas opções para garantir o foco nas atividades que precisam ser feitas e proporcionam melhor desempenho em busca dos seus objetivos.Use a tecnologia a favor do seu trabalho. A tecnologia é uma excelente aliada para quem busca agilizar o tempo no trabalho.Mas fique ciente, é preciso saber usá-la a favor de otimizar seu tempo e trabalho.

Este texto foi retirado do site do Sebrae Nacional, através do link original: https://goo.gl/AS4p93.