Em Brasília, Audiência Pública discute fortalecimento do serviço público

Secretário da Sead Amazonas, Fabrício Barbosa, é presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração, o Consad, reunindo titulares dos 26 estados e do Distrito Federal

Na tarde desta quinta-feira (04/07), a Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para debater propostas legislativas voltadas para o fortalecimento do serviço público. O evento contou com a presença de Fabrício Barbosa, titular da Secretaria de Administração e Gestão do Amazonas (Sead) e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração (Consad).

Barbosa enfatizou a importância de um debate amplo e democrático, que incluiu membros do Congresso Nacional, representantes do Consad e da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública. Ele destacou a necessidade de buscar soluções inovadoras para problemas antigos e reafirmou o compromisso com uma gestão pública eficiente, transparente e voltada para o interesse coletivo.

Entre os tópicos discutidos, a melhoria e modernização do processo de contratação de pessoas na administração pública foi um dos mais destacados. Samuel Pontes, vice-presidente do Consad e Secretário de Administração do Piauí, ressaltou a importância da transformação digital para o estado brasileiro, especialmente nas áreas cruciais como saúde e educação.

Basílio Bezerra, segundo vice-presidente do Consad e secretário de Planejamento e Gestão do Mato Grosso, reforçou a necessidade de uma melhor utilização dos recursos públicos nos estados. Ele apresentou uma pauta legislativa que o Consad considera de extrema relevância: a melhoria e modernização do processo de contratação de pessoal para a administração pública.

O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MAR), que presidiu a audiência pública, e outros deputados federais presentes, contribuíram significativamente para o debate. Eles reforçaram a importância de uma abordagem colaborativa, da troca de informações e do alinhamento de agendas entre os poderes legislativo e executivo, como essenciais para aperfeiçoar os recursos e esforços destinados à melhoria da gestão pública.

A audiência pública de hoje foi um passo importante na busca por um serviço público mais eficiente e transparente, com foco no interesse coletivo. As discussões e propostas apresentadas refletem o compromisso contínuo da Câmara dos Deputados em fortalecer o serviço público no Brasil.

Secretário da Sead Amazonas é presidente do Consad, em seu segundo ano de mandato. Fotos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.

Debate teve a presença de membros do Parlamento Jovem de Sete Lagoas (MG). Fotos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.