SAIBA A IMPORTÂNCIA DA ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE NO TRABALHO
Quando um colaborador falta no trabalho ou não é pontual, podem haver consequências graves que afetam a entrega de resultados e o sucesso da organização. Pontualidade e assiduidade são dois fatores muito citados em avaliações de desempenho, o que não deveria ocorrer, já que essas são duas qualidades básicas na responsabilidade do profissional perante a empresa que contrata seus serviços.
Assiduidade e pontualidade: o que é e qual importância?
A assiduidade diz respeito ao comparecimento contínuo do colaborador em seu trabalho, enquanto a pontualidade refere-se ao cumprimento regular da carga horária de trabalho. Se um profissional não consegue desempenhar essas duas funções corretamente, vários problemas começam a aparecer em sua carreira.
Claro que imprevistos acontecem, tais como congestionamentos, emergências familiares ou problemas de saúde. Porém, esses problemas não devem se tornar um hábito. Ter respeito pelo trabalho, pelos colegas de profissão e pela organização é uma questão cultural que deve estar presente na vida profissional de qualquer colaborador, sendo um hábito que precisa ser reafirmado diariamente.
Como a falta de assiduidade e pontualidade podem ser prejudiciais
A falta desses dois hábitos pode ser prejudicial para o colaborador que não os pratica e para a empresa contratante. Confira os principais problemas associados à falta de assiduidade e pontualidade no trabalho:
- A credibilidade do profissional fica comprometida;
- Com a imagem prejudicada, o colaborador perde chances de crescimento;
- O comportamento negativo pode influenciar outros colegas;
- Perda de eficiência do profissional;
- Queda da produtividade;
- Acúmulo de atividades;
- Desconto na folha de pagamento pelas horas não trabalhadas;
- Multas pelo não cumprimento de prazos;
- Queda nos resultados da organização;
- Prejuízo à saúde financeira da organização.
Benefícios da assiduidade e pontualidade
Um profissional assíduo e pontual demonstra compromisso, respeito pelos colegas, inspira confiança e demonstra capacidade de gestão de tempo.
Não é a organização que deve se adaptar para que o profissional adquira e mantenha a assiduidade e a pontualidade. O colaborador deve se planejar e ter compromisso e respeito a seu trabalho, de modo a não prejudicar suas atividades com atrasos e saídas fora de hora. Ter disciplina e responsabilidade são condições que garantem que empresa e colegas tenham uma boa imagem do colaborador, além de proporcionar oportunidade de crescimento na vida profissional.
E você, pratica a assiduidade e pontualidade na sua rotina de trabalho? Quais são os métodos que você pratica para manter a disciplina?
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