SEAD CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE INOVAÇÃO NA ESTRUTURA DO ESTADO
O Governo do Amazonas está em pleno processo de reimplantação do planejamento estratégico com ações voltadas para médio e longo prazos. Um exemplo dessa postura é o trabalho de reformulação da estrutura da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) que está sendo feito em conjunto com a Secretaria de Administração e Gestão (SEAD). Para isso, técnicos das duas secretarias estão se reunindo há duas semanas montando um novo organograma da SEPLAN usando conceitos de economicidade , praticidade e especialidade .
O coordenador de Comitê de Articulação Interinstitucional da SEAD, Daniel Armond, explica os conceitos principais dessa reformulação. “Um deles é o achatamento da estrutura para dar mais agilidade e melhorar o fluxo do funcionamento interno e o outro é a especialização, criando funções, dentro dessa estrutura que sejam altamente especializadas em questões que a SEPLAN precisa responder diariamente”, explicou Daniel.
O titular da SEPLAN, João Orestes Schneider Santos, diz que o Governo do Estado está pensando no planejamento estratégico considerando o ano de 2034, quando o modelo da Zona Franca de Manaus deixará de vigorar. Uma das novidades que Schneider aponta é a inclusão do setor de recursos minerais, dentro das especialidades da secretaria. “Os recursos minerais são uma alternativa extremamente importante para atrair novas atividades para o Polo Industrial de Manaus, inclusive provocando a interiorização da economia, melhorando a geração de renda e a qualidade de vida do interior”, diz o secretário da SEPLAN.
O ciclo de reuniões para essa reformulação da Secretaria de Planejamento deve durar pelo resto da semana. A equipe de técnicos da SEAD já formulou uma proposta de organograma da nova SEPLAN. As mudanças estão sendo analisadas pelos gestores da SEPLAN e deverão ser apresentadas, ainda este mês, para o governador Amazonino Mendes.