SEAD LANÇA ‘CARTILHA DE GESTÃO DE PESSOAS’ PARA GESTORES DE RH
O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Administração e Gestão (SEAD), disponibilizou, na manhã desta terça-feira (2), a Cartilha de Gestão de Pessoas contendo orientações para gestores de Recursos Humanos (RH) que trabalham nos órgãos e secretarias do Poder Executivo do Estado. O conteúdo está reunido em 76 páginas que tratam de diversos casos operacionais da carreira do servidor público estadual, tanto estatutário quanto comissionado. A Cartilha está disponível no endereço www.sead.am.gov.br , na Pasta Sead Publicações, e pode ser baixado gratuitamente pelo público. (Clique aqui para acessar o conteúdo)
“Esta cartilha faz parte de uma série de publicações que vamos lançar ao longo do ano fazendo com que os procedimentos administrativos do poder executivo sejam padronizados e reunidos em uma fonte de consulta apenas”, diz a secretária da SEAD, Angela Bulbol.
Nessa Cartilha de Gestão de Pessoas, o gestor poderá tirar dúvidas sobre, por exemplo, os procedimentos de exoneração de servidores de cargos comissionados, nos casos de falecimento e da aposentadoria. A publicação traz textos descritivos e reproduções (prints) das telas de computador nos sistemas usados para esses casos. No cálculo de exoneração, por exemplo, os gestores já podem acessar o novo sistema elaborado pela SEAD, através da Coordenação Técnica de Auditoria de Sistemas (CTAS) e desenvolvido por técnicos da Prodam (Processamento de Dados do Amazonas). Participaram da produção da Cartilha auditores da Gerência de Folha de Pagamento e servidores do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da SEAD (DDEP).
“A padronização vem nos ajudar principalmente a dar celeridade aos processos de instrução de lotes cadastrais e financeiros, evitando retrabalho em face da necessidade de correções”, disse a Coordenadora do CTAS, Andresa Silva.