SEAD VAI CONTRIBUIR COM O PROJETO ‘SECRETARIA DO FUTURO’, LANÇADO HOJE PELO GOVERNADOR AMAZONINO
O governador do Estado, Amazonino Mendes, lançou, nesta segunda-feira (7/5), o embrião da chamada Secretaria do Futuro, que nasce a partir do conceito de trabalhar um governo integrado, com apoio da tecnologia, facilitando a vida dos cidadãos amazonenses. Nesse sentido, foi apresentada a futura plataforma de serviços digitais do Governo do Amazonas, chamada de “Meu Amazonas”, que vai reunir serviços e informações das principais secretarias estaduais.
“A gente precisa, principalmente, integrar o governo, fazer o governo se comprometer mutuamente, como uma engrenagem natural. Nesse sentido, o governo resolveu criar um grupo de trabalho, embrionário de uma secretaria, que estamos chamando de Secretaria do Futuro. É exatamente através desse mecanismo que vamos começar um processo de interação administrativa, visando economia de tempo e redução burocrática, enfim, tudo que queremos para melhorar o perfil da administração pública”, explicou o governador.
O grupo de trabalho criado é formado pelos jovens empresários José Benchimol, Enrike Bandeira, James Italiano e Paulo Pacheco. “Tivemos a sorte de termos acesso a um grupo de jovens vitoriosos, competentes, capazes e que não tem o menor interesse pecuniário, mas apenas a vontade específica de ajudar o estado. Jovens capazes de aplicar uma tecnologia para ajudar nessa busca pela interação”, destacou o governador.
A partir de agora, o grupo de trabalho vai montar uma agenda de visitas para reunir o trabalho digital já realizado pelas secretarias, além de colher suas demandas, juntamente com técnicos da empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) e apoio da Casa Civil. O governador Amazonino Mendes pediu prioridade das secretarias para o atendimento das necessidades do grupo.
“É um dia especial para nós, não apenas pelo lançamento do projeto, mas pela natureza como ele chegou até mim, por meio de uma iniciativa de cidadãos jovens, que voluntariamente se dispuseram a colaborar. Esse significado comportamental de um grupo de jovens com esse sentimento gera esperança”, afirmou Amazonino Mendes. “Deus me livre de dar alguma conotação política a isso, seria como assassinar o projeto. Seria criminoso qualquer tentativa de manipulação política de um projeto dessa natureza, além de ser um desrespeito com o civismo desses jovens”, finalizou o governador.
Participação da SEAD
Presente na reunião, a Secretária Angela Bulbol de Lima avaliou que a Secretaria de Administração e Gestão (SEAD), da qual é titular, tem capacidade plena de contribuir com a iniciativa do Governo do Estado pelos ganhos tecnológicos já alcançados durante essa nova gestão. A secretária citou, por exemplo, as implantações dos novos sistemas de concessão de diárias e passagens, o painel de controle de gastos públicos (Dashboard) e projetos que já trouxeram ganhos para a SEAD. “Isso mostra a missão do Governo em reconhecer inovação e tecnologia como ganhos. Lembrando também da Escola Governar que tem como princípio a inovação, fazendo do servidor um protagonista da inovação organizacional”, concluiu a secretária titular da SEAD.
Daniel Armond (Secretário Executivo da SEAD), Lemmos Ribeiro, Angela Bulbol de Lima (Secretária da SEAD) e José Benchimol
Discussões iniciadas
“Nós já estamos discutindo desde o ano passado um meio necessário para economizar os recursos públicos do estado, dar mais agilidade e fazer com que a sociedade possa participar de forma efetiva, fazer com que na palma da mão os cidadãos possam resolver suas questões relacionadas aos serviços disponibilizados pelo Governo do Estado”, explicou o empresário Paulo Pacheco.
De acordo com o empresário José Benchimol, esse é um projeto que começou antes das eleições suplementares de 2017. “Havia uma lacuna no processo digital interface do cidadão com o estado, então, surgiu a necessidade de modernizarmos essa frente, além da necessidade de um maior engajamento da população. Essa é uma plataforma para viabilizar esse engajamento da população com o estado”, afirmou José Benchimol.
Na opinião do secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), coronel Anésio Paiva, trata-se de uma iniciativa importante e necessária do Governo do Amazonas. “Quanto mais tivermos essa aproximação, via meio digital com a população, melhor, para que ela tenha ao alcance das mãos a todos os serviços do estado”, afirmou o coronel.
Entre as funções da plataforma “Meu Amazonas”, estará o Bom Cidadão, que vai estimular a população a interagir por meio de premiações. Além disso, a plataforma vai agregar os serviços oferecidos pela rede de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs).
Foto: Valdo Leão (SECOM)