TREINAMENTO REÚNE SERVIDORES EM TORNO DO NOVO SISTEMA DE PASSIVOS
Em mais uma ação do programa de otimização e aperfeiçoamento dos sistemas da Administração Direta do Estado, servidores de todo o estado conheceram, na manhã desta quinta-feira (21), o novo sistema de passivos, elaborado pela Secretaria de Administração e Gestão (SEAD). O treinamento reuniu servidores que trabalham, em seus respectivos órgãos, nos setores de folha de pagamento.
O sistema foi instituído com a Instrução Normativa da SEAD nº 002/2017 publicada em 7 de dezembro deste ano. Com o sistema, será possível registrar de forma detalhada a atual situação do passivo de cada secretaria. “Nesse sistema vamos poder fazer o controle e acompanhamento do que foi pago e o que está pendente com relação a pagamentos em cada órgão, além disso, fazer planejamento mais preciso da quitação dessas pendências”, explica Ednilson Júnior, assessor da Coordenadoria Técnica de Auditoria de Sistemas da SEAD (CTAS)
A previsão de implantação do novo sistema é para a primeira quinzena de janeiro, para isso, os servidores receberão um manual do usuário. No sistema apenas constaram informações que já foram analisadas e deferidas, ou seja, pagamentos que o servidor já tenha comprovadamente, o direito de receber.
“O problema é que atualmente não existe um sistema que obtenha todas as informações sobre o passivo de cada secretaria. O grande trunfo desse novo sistema é que as informações ficarão em um só lugar, então, o sistema trará mais praticidade. Hoje, se o governador do Estado, por exemplo, pedir uma informação sobre o passivo de determinado órgão, o setor competente da Sead tem que entrar em contato com esse órgão para pedir tais informações. Agora será diferente, todos os órgãos disponibilizarão essas informações no novo sistema”, diz a chefa da CTAS.
Confira a Instrução Normativa que instituiu os procedimentos do Sistema de Passivos e o Manual de Uso do Sistema: